Pâncreas

Coleção: 2

Função:

 Pâncreas Endócrino - Secreta os hormônios que regulam os níveis de glicose sanguíneos.
 Pâncreas Exócrino - Produz as enzimas digestivas que digerem os alimentos.

Descrição

     Localizado atrás do peritônuio e abaixo do estômago, a cabeça do pâncreas está incrustrada na curvatura do duodeno, com a incisura, o corpo e a cauda estendendo-se para a esquerda. A cauda atinge as proximidades do baço.

     Microcospicamente, o pâncreas lembra as glândulas salivares, contendo muitas glândulas tubuloalveolares compostas, com suas células secretoras arranjadas em curtos tubos ou pequenos sacos chamados ácinos. O ácino consiste de um divertículo único formado de células epiteliais piramidais, com seus ápices  convergindo para a luz. Nas células do ácino que secretam ativamente, vesículas chamadas grão de zimógeno acumulam-se no ápice da célula. As células do ácino secretam suco pancreático, que contém enzimas digestivas.

     O suco pancreático é transportado ao duodeno pelo ducto pancreático, que usualmente une-se ao ducto colédoco, que transporta a bile, e desembocam juntos no duodeno.

     O pâncreas nãoo somente produz enzimas digestivas, como também funciona como glândula endócrina. Insinuados entre as células dos ácinos, estão agrupamentos de células endócrinas chamadas ilhotas pancreáticas. As secreções destas ilhotas não são transportadas por ductos. A o contrário, entram na corrente circulatória do pâncreas e assim alcançam todo o corpo.

     As ilhotas, do ponto de vista funcional, apresentam pelo menos três tipos diferentes de células. Células alfa ou A, que produzem o hormônio glucagon; células beta ou B, que produzem o hormônio insulina e as células delta ou D, que produzem uma substância chamada somatostatina.