Coração

Coleção: 7

Função:

O coração é responsável por bombear o sangue para o corpo todo, o que permite a troca de substâncias e gases nos tecidos e a manutenção da homeostasia corporal.

 

 

 

Descrição

       O coração é um órgão muscular cavitado que propulsiona o sangue. Localizado no mediastino, que é um espaço entre os pulmões, no tórax, o coração tem o tamanho de, aproximadamente uma mão fechada, com cerca de 12cm de comprimento, 8 cm de largura e 6 cm de espessura. Seu peso é de 280 a 340g, no homem e 230 a 280g, na mulher.

       As cavidades do coração são os átrios e os ventrículos. Os átrios, localizados superiormente, são menores e é onde o sangue chega, vindo do corpo e dos pulmões. As paredes dos átrios são mais finas do que as dos ventrículos, uma vez que o sangue escoa para as cavidades ventrículares, principalmente pela gravidade, requerendo pouca força de contração. Já os ventrículos com suas paredes mais espessas, desenvolvme uma contração mais eficiente empropulsionar o sangue para as circulações pulmonar e corpórea.

 

     O sangue é direcionado para circulação através das cavidades ventriculares direita e esquerda. O ventrículo direito direciona o sangue aos pulmões, sendo esta circulação denominada pulmonar, ou pequena circulação. O ventrículo esquerdo direciona o sangue ao restante do corpo, na grande circulação. Há diferença de espessura da parede muscular dessas câmaras, uma vez que o ventrículo esquerdo deve propulsionar o sangue para vencer uma resistência vascular maior.

 

       A sístole e a diástole são, respectivamente, a contração e relaxamento do miocárdio (músculo cardíaco). A contração é ritmica e decorre de estímulos próprios, determinados pelos nós sinoatriais e átrio ventricular. Há um controle nervoso, determinado pelo component autônomo do sistema nervosa, que pode aumentar a força e a frequência cardíaca ou diminuir a frequência.